sexta-feira, 20 de novembro de 2015

IDEIAS. Sobre a isenção do GOOGLE

No Google, os resultados mostram quase que integralmente imagens institucionais, com raríssimas fotos do crime em Mariana. No Duck Duck Go, um mecanismo de busca independente e que não rastreia o usuário, os resultados são bem diferentes.


Muitas pessoas se iludem achando que a notícia e a informação é mostrada amplamente e de modo isento no Google. Isto não é real, já tudo que é apresentado no buscador Google é previamente filtrado por seus controladores. Neste processo, por exemplo, há empresas que pagam para que seus nomes/marcas figurem dentre os primeiros itens, já que se comprovou, que raramente um internauta clica em outras opções. Da mesma forma, uma empresa como a Vale/Samarco paga ao Google para figurar no buscador exclusivamente em seus aspectos positivos, como pode se observar ao comparar com um buscador (no caso DuckDuckGo), sem mediação ou financiamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTERPRETAÇÃO. Quadrinho

  O quadrinho tanto aborda a questão do plágio (um ratinho assume como seu a autoria de um texto que é da escritora Clarice Lispector), mas ...