Nenhuma imagem é inocente, e o recorte de uma imagem (ou apenas deslocada do seu contexto original) reconfigura/redefine seu significado. Já o uso que fizerem dela, está a serviço das ideologias, das políticas, dos interesses. Um recorte nesta imagem evoca tanto solidariedade (a da direita) ou violência/covardia (a da direita), central ela se mostra instigante, da mesma forma, um sujeito capturado, na mira da arma mas, ao mesmo tempo, sendo socorrido por um segundo soldado. Fora do contexto, não sabemos onde, como e quando, e portanto, nos é vetado seu pleno significado. Uma simples legenda poderia dar-lhe significado ou viola-lo, ela em si, não carrega "sua verdade". O real é inapreensível.
Blogue de Técnica de Redação elaborado pelo professor Eduardo de Araújo Teixeira com fins fundamentalmente educacionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Interpretação. Linguagem e ambiguidade
"Confundimos o convidado do podcast." - um enunciado bastante ambíguo.
-
A personagem Mafalda, criação genial do cartunista argentino Quino, expondo sua perspectiva sobre a importância da leitura.
-
Falência da escola pública A escola pública talvez seja uma das instituições mais importantes de uma sociedade. Espaço de convívio soci...
-
Último riso marginal A associação do riso à alegria é universal, entretanto, existem faces do ato de rir ligada ao exercício de poder. O pro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário