Blogue de Técnica de Redação elaborado pelo professor Eduardo de Araújo Teixeira com fins fundamentalmente educacionais.
sexta-feira, 23 de abril de 2021
Cira, aplicativo do Android de "correção" automática de Redação
Intenção excelente, mas a correção termina por ser problemática, pois não entrega o que se propõe. Submeti redações que obtiveram nota mil ao programa e muitas ficaram com nota pouco superior a 900. Além disso, há falhas (compreensivas), pois Cira foca na Sintaxe e na Semântica, já que, por enquanto, foca mais na forma. Ela falha, obviamente, na "compreensão" do conteúdo fracassa, embora o sistema busque um campo semântico para "saber" se a redação está enquadrada no tema proposto. Como qualquer app novo, está em processo contínuo de aperfeiçoamento, o que até justifica falhas tolas que precisam ser corrigidas, como apontar que tal expressão é coloquial, quando na verdade foi empregada no registro formal. O programa (na forma de aplicativo ou no site) é útil pois permite ao aluno localizar erros mais prosaicos. Chamo assim erros de concordância nominal ou verbal, repetição e falhas na pontuação". Assim, após submeter o texto à correção eletrônica, o aluno pode identificar seus erros recorrentes, atentar-se a eles e revisar o texto. Depois de consertar esses erros mais técnicos e rudimentares (gramaticais), pode enviar sua redação pré-revisada para leitura de um professor ou profissional especialista "humano" para ter, agora sim, uma avaliação mais precisa de seu texto. Aconselho a todos os alunos a instalar e usarem esse programa, mas eles não devem levar muito a sério "a nota atribuída", pois ele falha na maior parte das vezes em seu "score."
Tema possível para redação: responsabilidade afetiva e relações contemporâneas
“Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo. (...) “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”
in O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry.
Assinar:
Postagens (Atom)
-
A personagem Mafalda, criação genial do cartunista argentino Quino, expondo sua perspectiva sobre a importância da leitura.
-
Falência da escola pública A escola pública talvez seja uma das instituições mais importantes de uma sociedade. Espaço de convívio soci...
-
Último riso marginal A associação do riso à alegria é universal, entretanto, existem faces do ato de rir ligada ao exercício de poder. O pro...