Intenção excelente, mas a correção termina por ser problemática, pois não entrega o que se propõe. Submeti redações que obtiveram nota mil ao programa e muitas ficaram com nota pouco superior a 900. Além disso, há falhas (compreensivas), pois Cira foca na Sintaxe e na Semântica, já que, por enquanto, foca mais na forma. Ela falha, obviamente, na "compreensão" do conteúdo fracassa, embora o sistema busque um campo semântico para "saber" se a redação está enquadrada no tema proposto. Como qualquer app novo, está em processo contínuo de aperfeiçoamento, o que até justifica falhas tolas que precisam ser corrigidas, como apontar que tal expressão é coloquial, quando na verdade foi empregada no registro formal. O programa (na forma de aplicativo ou no site) é útil pois permite ao aluno localizar erros mais prosaicos. Chamo assim erros de concordância nominal ou verbal, repetição e falhas na pontuação". Assim, após submeter o texto à correção eletrônica, o aluno pode identificar seus erros recorrentes, atentar-se a eles e revisar o texto. Depois de consertar esses erros mais técnicos e rudimentares (gramaticais), pode enviar sua redação pré-revisada para leitura de um professor ou profissional especialista "humano" para ter, agora sim, uma avaliação mais precisa de seu texto. Aconselho a todos os alunos a instalar e usarem esse programa, mas eles não devem levar muito a sério "a nota atribuída", pois ele falha na maior parte das vezes em seu "score."
Blogue de Técnica de Redação elaborado pelo professor Eduardo de Araújo Teixeira com fins fundamentalmente educacionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A personagem Mafalda, criação genial do cartunista argentino Quino, expondo sua perspectiva sobre a importância da leitura.
-
Falência da escola pública A escola pública talvez seja uma das instituições mais importantes de uma sociedade. Espaço de convívio soci...
-
RAP: a palavra empenhada O rap sempre foi uma expressão artística de denúncia social, conscientização e reafirmação/empoderamento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário