terça-feira, 27 de agosto de 2024

Proposta: "Estratégias para o Combate ao Vício em Jogos Online no Brasil"

 O vício em jogos online é um transtorno caracterizado pela dificuldade em estabelecer limites na atividade de jogar, levando à dependência. Esse tipo de compulsão pode exigir reabilitação e, em casos extremos, internação, pois a busca por prazer imediato nas mortes e conquistas virtuais pode resultar em consequências negativas na vida real, semelhantes a uma dependência química.



Proposta de Redação para o ENEM 2024

Tema: "Estratégias para o Combate ao Vício em Jogos Online no Brasil"

Instruções:

Você deverá redigir uma dissertação argumentativa sobre o tema proposto, abordando as estratégias e políticas necessárias para combater o vício em jogos online no Brasil. Para isso, considere os aspectos sociais, psicológicos e tecnológicos envolvidos e proponha soluções efetivas que possam ser implementadas tanto no nível individual quanto institucional.

Contexto e Informação:

O vício em jogos online tem se tornado uma preocupação crescente no Brasil, especialmente entre jovens e adolescentes. De acordo com a pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, houve um aumento significativo no tempo dedicado a esses jogos desde 2019, evidenciado por um crescimento de 281% no consumo. Estudos apontam que um em cada quatro brasileiros já participou de apostas esportivas online, e 63% desses jogadores enfrentaram problemas financeiros devido ao vício, comprometendo suas despesas essenciais.

Os jogos online, especialmente aqueles que envolvem apostas, têm um potencial de dependência comparável ao de substâncias químicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o transtorno do jogo é classificado como um transtorno do impulso e possui características semelhantes às dependências químicas. A facilidade de acesso e a falta de regulamentação rigorosa contribuem para a disseminação desse problema.

Fragmentos de Textos e Citações:

  1. Estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo:

    • "Desde 2019, houve um crescimento de 281% no tempo de consumo de jogos online no Brasil. Essa expansão está diretamente ligada ao aumento das apostas esportivas e ao acesso facilitado aos jogos de azar."
  2. Citação da Organização Mundial da Saúde (OMS):

    • "O transtorno do jogo, reconhecido pela OMS, é um transtorno do impulso que pode levar a consequências graves tanto psicológicas quanto financeiras, e é comparável a dependências químicas."
  3. Trecho do livro "Vício e Sociedade" de Mark Griffiths:

    • "A compulsão por jogos online se manifesta através de um ciclo vicioso onde o prazer imediato das vitórias é seguido por um sentimento de culpa e depressão, criando um padrão de comportamento autodestrutivo."
  4. Declaração do psicólogo especializado em dependências, Dr. John Walker:

    • "O tratamento eficaz para o vício em jogos online requer uma abordagem multidisciplinar que inclua terapia cognitivo-comportamental, suporte familiar e regulamentações mais rígidas para o acesso a jogos de azar."

Orientações para a Redação:

  1. Introdução:

    • Apresente o problema do vício em jogos online, destacando sua crescente prevalência e impacto na sociedade brasileira. Contextualize o tema com base nas informações fornecidas e na relevância do assunto.
  2. Desenvolvimento:

    • Aspectos Sociais: Analise como o vício afeta a vida social e familiar dos indivíduos, discutindo o impacto das apostas online e a vulnerabilidade dos jovens.
    • Aspectos Psicológicos: Explore os efeitos psicológicos do vício, citando estudos e especialistas que abordam a natureza do transtorno do jogo.
    • Aspectos Tecnológicos: Discuta a facilidade de acesso aos jogos e a necessidade de regulamentação mais rígida. Considere como a tecnologia pode ser utilizada tanto para promover quanto para prevenir o vício.
  3. Propostas de Solução:

    • Educação e Conscientização: Proponha programas educativos para informar jovens e pais sobre os riscos dos jogos online e estratégias de prevenção.
    • Políticas Públicas: Sugira medidas de regulamentação mais rigorosas para jogos de azar e apostas esportivas, incluindo restrições ao acesso e campanhas de sensibilização.
    • Apoio Psicológico: Recomende a implementação de programas de apoio psicológico e grupos de suporte para ajudar os indivíduos afetados a superar o vício.
  4. Conclusão:

    • Reafirme a importância de enfrentar o vício em jogos online com uma abordagem integrada. Ressalte o papel de cada setor (individual, familiar, governamental) na implementação das soluções propostas e a necessidade de ação coletiva para enfrentar essa questão.

Referências:

  • Sociedades e estudos citados.
  • Literatura relevante sobre o tema.
  • Especialistas e suas declarações.

Observações:

  • Utilize a citação direta e indireta de acordo com as normas da ABNT.
  • Desenvolva argumentos claros e bem fundamentados.
  • Proponha soluções realistas e viáveis para o combate ao vício em jogos online.


FONTE: JORNALISMO TV CULTURA - Jornal da Tarde (4 de jul. de 2024)


SINTESE DA MATÉRIA VIA CHATGPT-3,5


O vício em jogos de azar, especialmente entre jovens e adultos, tem se tornado uma preocupação crescente, amplificada pelo acesso facilitado às apostas online. De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a vulnerabilidade dos indivíduos aos apelos dos ganhos financeiros é acentuada pela facilidade com que esses jogos podem ser acessados e jogados. A possibilidade de apostar a qualquer momento, com apenas alguns toques na tela do dispositivo, tem contribuído para o desenvolvimento de um transtorno do impulso, similar a uma dependência química.


Esse transtorno é caracterizado pelo comportamento compulsivo de jogo, onde o indivíduo, ao entrar em contato com esse tipo de atividade, sente uma crescente necessidade de participar cada vez mais, até o ponto de se tornar incapaz de parar. A gravidade dessa condição é reconhecida por duas classificações internacionais, refletindo o impacto que a facilidade de acesso a essas plataformas tem sobre a saúde mental dos jogadores.


Desde 2019, o tempo dedicado aos jogos online no Brasil aumentou em 281%. Estima-se que um em cada quatro brasileiros tenha participado de apostas esportivas online, e 63% desses jogadores já enfrentaram comprometimento de sua renda, afetando suas despesas com itens essenciais como roupas, produtos de supermercado, higiene e medicações. A situação é ainda mais preocupante entre os jovens, cuja maturidade cerebral, que só é plenamente desenvolvida por volta dos 25 anos, faz com que eles sejam particularmente suscetíveis aos efeitos negativos das apostas. A imaturidade das estruturas cerebrais responsáveis pelo controle impulsivo aumenta a probabilidade de comportamentos problemáticos.


Diante desse cenário, é crucial que os cuidadores, especialmente os pais, adotem uma postura acolhedora e orientadora, em vez de apenas julgar. É fundamental que orientem os jovens sobre os perigos da internet e as possíveis perdas psicológicas e financeiras associadas aos jogos de azar. As apostas esportivas, recentemente regulamentadas no Brasil, e os jogos de azar, embora proibidos, continuam a ser facilmente acessíveis, representando um grave problema de saúde pública.


A proliferação desses transtornos mentais, que pode ser comparada a uma pandemia de transtornos mentais, exige a intervenção de profissionais de saúde mental, psicoterapeutas e grupos de apoio. Um exemplo notável é o testemunho de um indivíduo que, após se reconhecer como dependente de jogos há mais de uma década, tornou-se membro ativo dos Jogadores Anônimos. Seu relato destaca como os jogos, inicialmente atraentes devido aos bônus e prêmios oferecidos, muitas vezes se transformam em armadilhas, aprisionando os jogadores por longos períodos.


Portanto, é essencial que se compreenda que a vida sem o vício do jogo é não apenas possível, mas também rica e digna. A conscientização e a educação são ferramentas chave para prevenir e tratar essa dependência, promovendo um ambiente mais saudável e equilibrado para todos.



[SINOPSE AMAZON: O jogador - (Das memórias de um jovem) por Fiódor Dostoiévski (Autor)

Impressionante retrato psicológico do vício destrutivo do jogo, compulsão que o próprio Dostoiévski conhecia intimamente, O jogador retrata com perfeição a busca incessante por uma lógica que norteie o acaso e a necessidade de controle que acometem todo jogador inveterado. Numa estação de águas na sugestiva cidade alemã de Roletemburgo, Aleksei Ivánovitch, jovem professor de origens humildes, vivencia a emoção do jogo e o infortúnio amoroso enquanto tenta entender as confabulações que definirão o seu destino e o de seus próximos. Num ambiente em que fortunas se dilapidam e o futuro se decide ao sabor da sorte, a tentação do risco e a necessidade imperiosa de experimentar o abismo são o motor deste que continua sendo um dos romances mais perturbadores que o século XIX viu nascer.

Veja trecho: "Eu estava febril e movi toda aquela montanha de dinheiro para o vermelho, de repende me dei conta! Foi a única vez em toda aquela noite, em todos os lances, que fui tomado pelo medo, que me correu pelas costas como um calafrio e se fixou nas minhas mãos e pernas como um tremor. Por um instante reconheci horrorizado o que significaria, para mim, perder o dinheiro naquele momento! Toda a minha vida estava no vermelho!".


Pressionado por uma dívida com seu editor, Dostoiévski usou sua experiência nas mesas de roleta para escrever, em pouco mais de vinte dias, este romance vertiginoso. Com uma trama em que todos os interesses giram em torno do dinheiro, esta é uma narrativa altamente satírica e que retrata de maneira insuperável a atmosfera dos cassinos e a psicologia profunda de um jogador.






“O Jogador” (em russo: “Игрок”) é um romance escrito por Fiódor Dostoiévski, publicado pela primeira vez em 1866. A obra é conhecida por sua exploração profunda da psicologia humana, especialmente no que diz respeito ao vício em jogos de azar.

Contexto e Enredo

O romance é ambientado em uma cidade fictícia de cassino na Alemanha e segue a vida de Alexei Ivanovich, um jovem tutor que trabalha para uma família russa aristocrática. Alexei é apaixonado por Polina, a enteada do General, chefe da família para a qual trabalha. Polina, por sua vez, está envolvida em uma relação complicada com um francês chamado De Grieux.

A trama se desenrola em torno das tentativas de Alexei de ganhar dinheiro no cassino para impressionar Polina e resolver os problemas financeiros da família. Ele se torna cada vez mais obcecado pelo jogo, o que leva a uma série de eventos dramáticos e, muitas vezes, trágicos.

Temas Principais

  1. Vício e Autodestruição: O vício em jogos de azar é o tema central do romance. Dostoiévski explora como o vício pode consumir uma pessoa, levando-a a tomar decisões irracionais e autodestrutivas. Alexei é um exemplo claro disso, pois sua obsessão pelo jogo o leva a perder tudo o que tem.

  2. Amor e Obsessão: A relação de Alexei com Polina é complexa e multifacetada. Seu amor por ela é uma mistura de paixão genuína e obsessão, o que o leva a tomar decisões impulsivas e muitas vezes prejudiciais.

  3. Crítica Social: Dostoiévski também usa o romance para criticar a sociedade aristocrática russa e europeia da época. Ele mostra como a busca incessante por riqueza e status pode levar à degradação moral e pessoal.

Personagens

  • Alexei Ivanovich: O protagonista, cuja vida é dominada pelo vício em jogos de azar e pelo amor obsessivo por Polina.
  • Polina Alexandrovna: A enteada do General, objeto da afeição de Alexei, que também enfrenta seus próprios dilemas e conflitos internos.
  • O General: Chefe da família para a qual Alexei trabalha, ele também é vítima de suas próprias fraquezas e ambições.
  • De Grieux: Um francês que tem uma relação complicada com Polina e representa a decadência moral e a manipulação.

Estilo e Estrutura

Dostoiévski utiliza uma narrativa em primeira pessoa, permitindo ao leitor uma visão íntima dos pensamentos e sentimentos de Alexei. O estilo é marcado por uma prosa intensa e emocional, refletindo a turbulência interna do protagonista.

Influência e Recepção

“O Jogador” é considerado uma das obras menores de Dostoiévski, mas ainda assim é altamente valorizado por sua análise psicológica e crítica social. O romance foi escrito em um período de grande dificuldade financeira para Dostoiévski, o que se reflete na intensidade e urgência da narrativa.

A obra também teve um impacto significativo na literatura e na cultura popular, inspirando várias adaptações para o teatro, cinema e televisão.

Conclusão

“O Jogador” é uma obra fascinante que oferece uma visão profunda e muitas vezes perturbadora da natureza humana. Através de seus personagens complexos e temas universais, Dostoiévski nos convida a refletir sobre as consequências do vício, da obsessão e da busca incessante por riqueza e status.

Você já teve a oportunidade de ler este romance? Se sim, o que achou dele?

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