segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Cinco Propostas de Temas para Redação Fuvest (Criado pelo GEMINI - DEZ-2025)


1. A Confrontação entre Arte e História Oficial

A ficção artística como contraponto à narrativa histórica oficial: o papel da memória estética na reescrita do passado ditatorial brasileiro.

  • Foco: Tensão entre o registro histórico institucionalizado e o relato subjetivo/sensível proposto pela arte. O debate sobre a legitimidade da ficção na construção da verdade histórica e da memória coletiva.

2. A Construção da Identidade Nacional

Entre o trauma do passado e a construção do futuro: de que maneira o resgate da memória pela arte (cinema, literatura e artes visuais) redefine o conceito de "brasilidade"?

  • Foco: O papel da arte na reformulação da identidade nacional, desmistificando ou problematizando a imagem do país a partir de seus momentos mais sombrios (Escravidão, Ditadura).

3. Vozes Marginalizadas e Perspectiva

A amplificação da voz dos "vencidos" no panorama cultural contemporâneo: qual o impacto da inversão de perspectiva na compreensão da história e da democracia brasileira?

  • Foco: O deslocamento do olhar histórico (do vitorioso/opressor para o marginalizado/oprimido) e suas consequências políticas e sociais no presente, abordando temas como anistia, justiça de transição e reparação.

4. Limites e Alcance da Arte-Memória

O exercício da memória pela arte e seus limites na superação das polarizações sociais e no fortalecimento da cidadania no Brasil.

  • Foco: Questionamento da eficácia da arte como ferramenta de transformação social e política. A reflexão sobre se a produção artística de denúncia histórica é capaz de atingir a totalidade da sociedade e gerar consensos democráticos.

5. Arquivos da Dor e o Testemunho

Cinema, literatura e artes plásticas como "arquivos da dor": a eficácia das diferentes mídias na preservação da memória traumática e no combate ao negacionismo histórico.

  • Foco: Comparação entre os diferentes suportes artísticos (literatura, cinema, pintura) na capacidade de preservar o testemunho e sensibilizar o público, explorando como a arte se torna um arquivo vivo contra o esquecimento deliberado (negacionismo).

 

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