sexta-feira, 8 de julho de 2022

Quais são os possíveis temas para a prova de Redação da Fuvest?


Todo vestibulando ama uma previsão, não é mesmo? A pergunta que os professores mais recebem certamente é “o que vai cair na prova?”. Mas antes de ir para as apostas, vamos entender como é o estilo de redação da Fuvest.

Com base nas provas já aplicadas, o professor do Anglo, Felipe Leal, comenta que a banca “aborda temas filosóficos e abstratos, que geralmente não estão restritos ao Brasil, e trata de problemas da sociedade contemporânea”.

Para o professor do Poliedro, André Medeiros, apesar de ser do mesmo gênero do Enem, há uma diferença em relação à abordagem temática.

“Em geral, em vez de se debruçar sobre um problema social específico que precisa de resolução objetiva e imediata, como ocorre no Enem, os temas tendem a ser mais teóricos e mais provocativos, de modo a levar o(a) candidato(a) a uma análise ampla da realidade social contemporânea”, comenta.

Para a prova de 2022, os professores apostam em temas que seguem a linha das edições anteriores.

Para o professor Felipe, do Anglo, a banca não segue algo previsível, mas baseado no que já foi cobrado, ele aposta nas seguintes propostas temáticas:


1. Futuro da democracia


2. Solidão


Já a professora Vanessa Bossato, da Oficina do Estudante de Campinas, sugere temas ligados à saúde mental, relações de trabalho em tempos de tecnologia e negacionismo científico. Para a professora, durante o texto, o aluno precisa refletir sobre as

diferentes perspectivas implicadas nos debates da atualidade e cita alguns exemplos:


3. Aumento de licenças médicas por Síndrome de Burnout e demissões voluntárias na pandemia


Reflexão: O esgotamento emocional e o cansaço na sociedade contemporânea. 


4. Aumento da demanda por regulação de grandes corporações tecnológicas


Reflexão: O risco existencial e o pensamento a longo prazo. 


5. A intensa propagação do negacionismo científico nas redes sociais


Reflexão: O obscurantismo e o extremismo como formas de manipulação político-econômica 


O professor de redação do Poliedro, Arthur Medeiros, sugere os seguintes temas:


6. Excesso de informações


“Nos últimos anos, a velocidade com que se propaga informação tem afetado a vida cotidiana de todos aqueles que participam do ambiente virtual. Não à toa, a palavra “infodemia” passou a ser reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2020, para caracterizar o excesso de informações, verdadeiras ou falsas, que tornam difícil a busca por conhecimentos confiáveis por parte dos usuários da internet. Em uma sociedade cada vez mais informatizada, cabem, então, algumas provocações: a humanidade está preparada para lidar com esse fenômeno? Quais são as consequências a que a infodemia pode levar?”.


7.Educação


“Em 2021, comemorou-se o centenário de Paulo Freire, um dos teóricos da educação mais importantes no cenário mundial. Revolucionárias, as ideias de Freire propunham um novo olhar sobre o processo pedagógico, que passava a incluir a perspectiva e os interesses daqueles historicamente menos favorecidos pelo sistema econômico. Essa visão de educação, no entanto, tem encontrado resistência em alguns setores da sociedade brasileira. Qual deve ser, então, o papel da educação no contexto atual? Como se alcançaria uma educação verdadeiramente libertadora?”.


8. Liberdade de expressão


“Diante dos ataques ao jornalismo que se manifestam em vários governos ao redor do mundo, além da gigantesca proporção que a internet tem tomado na produção de informações, verdadeiras ou falsas, o entendimento da liberdade de expressão é levado a uma nova fase: se todos os usuários do meio digital têm assegurado esse direito, como se deve administrar as consequências dos inúmeros discursos que podem circular na web e que tomam grandes dimensões em períodos muito curtos de tempo? Nesse embate, uma velha pergunta permanece: quais são os limites para a liberdade de expressão?”.


9. Necropolítica


“Desde 2020, esse conceito, forjado pelo pensador camaronês Achille Mbembe, já tem ganhado destaque no entendimento político da sociedade. A pandemia de Covid-19 mostrou como governos têm a capacidade de determinar as oportunidades de sobrevivência de grupos sociais específicos – em outras palavras, de decidir quem vive e quem morre. Mais recentemente, a tomada de Cabul pelo Talibã também trouxe à tona o poder que um governo detém sobre a vida e a morte em uma população.  Essa reflexão pode levar a assuntos já abordados em outros temas da Fuvest: como são constituídas as relações de poder na nossa sociedade? Quem as determina? O que as explica?”.


10. Relação entre ser humano e meio ambiente


“A ocorrência da COP-26 levou diplomatas de todo mundo a Glasgow, na Escócia, para discutir em tom de urgência o futuro da economia global em face das mudanças climáticas cada vez mais alarmantes. No Brasil, as manifestações contra o polêmico Marco Temporal Indígena, que estabelece quais terras devem pertencer a esses povos, levaram à discussão sobre a intrínseca relação, enraizada nas culturas indígenas, entre os recursos naturais e a população. No contexto em que vivemos, o embate entre o ser humano contemporâneo e meio ambiente é sempre uma constante. O que determina essa relação? Quais são as prioridades da sociedade: desenvolvimento econômico predatório ou sustentável”.


FONTE: https://vocenoenem.com.br/fuvest-2022-10-possiveis-temas-de-redacao/

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