sexta-feira, 7 de outubro de 2022

REDAÇÃO. Modelo: Carta de solicitação

São Paulo, 3 de outubro de 2022.


Prezada diretora Alcina Freitas,


     Vimos, por meio desta carta, solicitar que seja reconsiderado o uso de aparelhos eletrônicos (celulares, “tablets”, livros eletrônicos, audiogravadores etc.) durante as aulas, já que tal prática foi vetada no último mês pela coordenação de nossa escola.

     No dia 20 de setembro, houve um incidente durante a aula de Literatura no 3o.B. Uma aluna fazia uso do celular enquanto a professora Tabatha Torres procurava explicar a matéria da aula; essa, por fim se irritou com tal comportamento e solicitou à estudante o desligamento do aparelho, o que lhe foi recusado. Desacatada pela aluna, -- cujo histórico de indisciplina é recorrente, -- a professora retirou-a da sala e, nervosa, exigiu que todos os celulares fossem recolhidos; comunicou, então, que a partir daquela data eles seriam entregues somente no término da aula

     Embora muitas instituições de ensino ainda proíbam o uso de eletrônicos, eles se tornaram fundamentais como ferramentas pedagógicas. Consultas no Google, à Wikipédia, dicionários, tradutores, tutoriais, calculadoras, dentre outros, são usos que os estudantes do 3B sempre fizeram em aula, fator que enriquecia o aprendizado. Se houve abuso de determinada aluna, não é justo todos do 3B sejamos punidos. O problema foi passado à coordenação que, paradoxalmente, não só o ignorou, mas também oficializou a proibição via e-mail, tudo realizado sem consulta ao conselho docente, de pais/responsáveis e alunos. 

     Portanto, solicitamos a Vossa Senhoria que reveja a proibição do uso de eletrônicos em aula, e que ao reavaliar, revogue tal decisão, visto que ela implica prejuízo pedagógico aos alunos. Lembremos que mães entre os alunos, outros, com pais idosos e que precisam ser comunicados em caso de emergência. Tal proibição, portanto, além de injusta, configura-se um ato autoritário/autocrático e também ilegal -- pelo "sequestro" de aparelhos, - o que não condiz com o ambiente formador e democrático que compete à escola ser.

     Sem mais, no aguardo da resposta, atenciosamente,


Aluno XXX,

Representante do 3B.


 [CARTA DISSERTATIVA ELABORADA COLETIVAMENTE - Aula de redação - 03/10]

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INTERPRETAÇÃO. O sentido literal