TÓPICO FRASAL - 01
Embora o Brasil seja reconhecido pela fama de acolhedor, a falta de empatia nas relações sociais tem se evidenciado nos últimos anos. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade - concebidos durante a Revolução Francesa - estão em crise.
TÓPICO FRASAL - 02
No Brasil atual, as relações sociais estão marcadas pela falta de empatia; contudo, "colocar-se no lugar do outro" é uma virtude fundadora dos princípios da democracia, como nos mostra os fundamentos da Revolução Francesa: liberdade, fraternidade e igualdade.
TÓPICO FRASAL - 03
O senso de empatia é uma virtude imprescindível numa sociedade democrática. O preconceito, o racismo e a discriminação do outro, bastante presentes nas relações sociais do Brasil, são indícios -- no contexto atual -- de uma profunda crise da nossa humanidade.
TÓPICO FRASAL - 04
Em um mundo de profunda crise de valores, a empatia se mostra cada vez mais necessária. O altruísmo, a solidariedade e a gentileza -- que dela advém -- são manifestações desta capacidade humana valiosa que é a "de se colocar na posição do outro."
Nenhum comentário:
Postar um comentário