quinta-feira, 22 de outubro de 2015

REDAÇÃO. TEMA: A telenovela brasileira e sua relação com o público

Olhos abertos às telenovelas

No Brasil, a tevê é a principal fonte de entretenimento da população, e a telenovela, seu “carro-chefe”. Os diferentes temas abordados em suas narrativas frequentemente conduzem os personagens para uma generalização e estereotipação de classes, para fins comerciais.
O cidadão brasileiro, trabalhador das classes “B e C”, dificilmente dispõe de recursos e principalmente de tempo para seu lazer. Desta maneira, utiliza-se demasiadamente da televisão, fonte de entretenimento passivo, acessível dentro de seu lar. Embora apresente-se como um passatempo inofensivo, ela veicula o que lhe convém, minimizando a formação crítica e pensamento individual. Há, portanto, a transmissão de informações seletivas, que atendem aos interesses da mídia e não dos espectadores.
A mensagem veiculada pelas popularmente conhecidas “novelas”, por vezes, define perfis preconceituosos para potencializar sua audiência. Percebe-se a criação de um abismo entre o real (contextualizado) e a ficção dogmatizadora. Perpetua-se pensamentos como: “todo pobre é ladrão', “para ser feliz é necessário ter bens materiais específicos”, “o bem sempre vence no final”, dentre outros.
O ser humano tende a aprender através da contemplação. Explora-se o consumismo dos telespectadores em prol dos patrocinadores e seus produtos. Até que ponto é válido travestir o real, para validar o que nos é apresentado? Somos conduzidos à alienação, cujo objetivo é alimentar determinado nicho econômico, tornando-nos passivos em nossos poderes de escolha.
As telenovelas sempre seguirão o caminho do lucro, visto que são ferramentas da mídia para seu sustento e automanutenção. Cabe a nós, espectadores críticos, cobrar por entretenimentos que promovam o pensamento ativo, reflexivo, diminuindo a mercantilização excessiva dos programas televisionados. Poderemos, assim, usufruir de entretenimentos mais proveitosos, com narrativas mais contextualizadas e dispostas a apresentar discussões saudáveis para os diferentes temas que permeiam a sociedade brasileira.

Vinícius S. Panuci

[Redação feita em outubro de 2015, pelo vestibulando Vinícius S. Panuci,  turma do Cursinho MAXIMIZE Paulista (semi de Agosto/vespertino). Enviada por ele, foi reeditada (fiz pequenos ajustes, como o título - o original era "Telenovelas" - e outras pequenas mudanças. 22/10/15. Tema: “A obsessão do Brasil por telenovelas”]

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