segunda-feira, 18 de outubro de 2021

REDAÇÃO. TEMA: A cobrança do posicionamento político de artistas na atualidade

O papel do artista em tempos de polarização
 

O posicionamento dos artistas em relação a políticas implementadas pelo atual governo tem sido cobrado por fãs e outros artistas, nas redes sociais. Para alguns, mais do que entreter, caberia ao artista fazer uso da sua influência para questionar, denunciar e conscientizar sua audiência dos problemas do país.

Recentemente, a atriz Juliana Paes desentendeu-se, no Twitter, com a colega Samantha Schmütz por discordância em relação à posição do governo sobre vacinação. Tanto uma quanto a outra foram “canceladas” ou “louvadas” -- e atacadas por "haters", -- devido à extrema polarização do cenário político brasileiro. Isso nos leva a um questionamento: é obrigação/dever do artista se posicionar frente a assuntos polêmicos? 

A priori, caberia ao artista apenas entreter plateias, contudo, num país desigual e de baixa escolaridade como o Brasil, eles são expressão da cultura e do pensamento. Durante a ditadura militar, cantores como Geraldo Vandré e Chico Buarque denunciaram abusos e violência praticados no país, e foram, portanto, fundamentais para conscientizar a população sobre a luta pela democracia. Mesmo sob ameaça de morte, exilados e reprimidos, corajosos, nunca abriram mão de suas convicções.  

Há pouca consciência do poder da política por parte da população. Artistas engajados em causas feministas, antifascistas, pró igualdade de gênero etc. terminam como referência perante uma onda de outros artistas alienados ou apenas comprometidos com seus patrocinadores. Se as redes sociais permitiram um diálogo mais aberto artista-público, muitos os usam mais como autopromoção (e lucro!) do que para conscientiza-lo.

Embora a cobrança política de artistas seja lícita, seus posicionamentos devem ser autênticos, ou seja, refletir honestamente o que pensam, indiferente do seu viés ideológico; sem medo de sofrer represálias. Portanto, é preciso respeitar democraticamente o artista, apesar das contradições que possa ter, já que a liberdade de expressão é um direito a ser garantido a todos.


[Redação efetuada no Maximize Manhã - segunda - Extensivo - 18.10.2021.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTERPRETAÇÃO. O sentido literal