quinta-feira, 28 de outubro de 2021

REDAÇÃO. Tema: O DIREITO DO ARTISTA DE ENVELHECER

    Envelhecer no século XXI é bastante "difícil", ainda mais para os artistas de cinema e TV, cuja imagem se fundamenta num ideal de beleza, juventude e potência. Isso se deve, em grande parte ao fato de que, numa sociedade que cultua o novo e julga o velho obsoleto e descartável, envelhecer "soa" para muitos como uma traição.

   Recentemente, o ator Tom Cruise chocou a audiência ao apresentar em público com o rosto inchado por procedimentos estéticos. Aos 60 anos, ele depende de sua imagem para continuar protagonizando filmes de ação. Se para astros, há tal julgamento e cobrança por parte do público, para atrizes o fardo é ainda maior; já que as oportunidades de bons papéis diminuem ou somem a partir dos 40.

   Embora o envelhecimento seja inerente da existência, numa sociedade narcisista, competitiva, superficial, de mudanças frenéticas e extremamente consumista, envelhecer é visto como uma falha. Muitos julgam como descuido com a aparência o surgimento de rugas, cabelos brancos, flacidez etc., mas, contraditoriamente, condenam igualmente uso de botox, plásticas e harmonizações faciais quando evidentes.

O desprestígio da maturidade é uma marca da contemporaneidade. O talento jovem é rapidamente reconhecido quando acompanhado da beleza juvenil, entretanto amadurecer e tornar-se experiente não é valorizado do mesmo modo. A neurose pela "eterna juventude" não se restringe às celebridades, visto que nas redes sociais, a maior parte dos usuários (mesmo novos!) usam filtros rejuvenescedores.

   No século XXI, envelhecer sem retoques, reafirmando a maturidade, é um ato de coragem não só para artistas. Deve-se, portanto, ressignificar a passagem do tempo como ganho de experiência, por meio da divulgação em campanhas de rostos de diversas idades. A Secretaria da Cultura deve promover editais voltados para produção de e para artistas de terceira idade,  a fim de permitir que esses não sejam preteridos em seleções, mas revalorizados e postos em evidência, para naturalizar o envelhecer e servir de exemplo às novas gerações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTERPRETAÇÃO. O sentido literal