TÍTULO
CENTRALIZADO
[Sem
aspas, sem traço embaixo, com inicial maiúscula.
Lembrando
que título é “o nome do texto que você compôs”,
e
que tema é “o assunto proposto para que você disserte]
1o. parágrafo: é o
Tópico frasal, deve ser composto de suas partes escritas em até
quatro linhas. A (parte A) é a apresentação do tema proposto. Deve
corresponder a resposta da pergunta: “sobre o que você irá
dissertar?”(Ela deve ser apresentada em ordem direta: sujeito +
verbo + complemento). A esta segue (com ponto final e letra
maiúscula, e continuar na mesma linha) uma oração composta de três
questões relacionadas ao tema. Normalmente trata-se de três
motivos/razões. Exemplo:
Muitas adolescentes
engravidam todos os anos no Brasil. Isto ocorre por ausência de
diálogo na família (ideia1), falta de informação (ideia1) e, até
mesmo, por imaturidade de muitas jovens (ideia3)
2o. parágrafo: é o
de desenvolvimento da ideia1 (no caso: “a ausência de diálogo na
família). Neste ponto, serão sete linhas (cada uma das ideias deve
ser desenvolvida dentro desse limite de linhas) onde você deve
escrever/dissertar sobre a relação entre “gravidez precoce” e
“ausência de diálogo na família”. O texto deve ser
dissertativo-argumentativo, escrito numa linguagem formal e,
portanto, deve apresentar exposição e questionamento entre esses
dois pontos.
3o. parágrafo: é o
de desenvolvimento da ideia2 (no caso: “falta de informação”).
Neste ponto, serão igualmente sete linhas. Você deve
escrever/dissertar sobre a relação entre “gravidez precoce”
gerada pela “falta de informação”. Podemos pensar num
crescendo: são raras as escolas que tem a disciplina de Educação
Sexual; o governo é omisso em relação a campanhas de prevenção à
gravidez precoce, restringindo-se a campanhas em período do carnaval
e outras festas; as diversas mídias pouco tratam do assunto, pelo
contrário, estimulam a sexualidade precoce do jovem. São pontos a
ser postos e debatidos. Aqui também o texto deve ser argumentativo,
com exposição e questionamento entre esses dois pontos.
4o. parágrafo: é o
de desenvolvimento da ideia3 (no caso: “imaturidade dos jovens”).
Nestas sete linhas os argumentos deverão mostrar que apesar do
diálogo no lar e do acesso à informação engravida-se na
adolescência intencionalmente, mas por imaturidade: com o proposito
de “emancipar-se e adentrar de vez na vida adulta constituindo nova
família”, ou com o intuito de fortalecer o vínculo com
determinado parceiro; até mesmo pelo pensamento mágico de que tal
fator não sucederia. Aqui o papel do jovem (a recusar o uso de
preservativo etc) pode ser acrescentado.
5o. parágrafo: é o
da Conclusão. Ele consiste no resumo ou recapitulação do que você
afirmou no seu texto (isso brevemente, no máximo em duas linhas) e
na sequência, uma “proposta de solução positiva (isso é
fundamental) para os problemas apresentados”. Neste caso, os
problemas a serem solucionados, dizem respeito a estimular o diálogo
na família, exigir campanhas e programas de prevenção à gestação
precoce, implementação de Educação Sexual nas escolas seria outra
medida interessante; assim como exigir do governo atenção para o
problema (também preparando profissionais e aparelhando postos e
hospital com material contraceptivo para jovens, como pílula
anticoncepcional, camisinha masculina e feminina, etc). O parágrafo
de conclusão deve ser redigido em até 5 linhas.
Observações
a)
O vestibular solicita que você redija um texto em prosa; portanto, é
necessário que o texto seja organizado em parágrafos bem
demarcados, e que haja separação de sílabas caso a palavra não
caiba no final das margens.
b)
A linguagem da redação é formal, logo, é necessário eliminar
expressões conotativas no seu texto. Ou seja, procure usar uma
linguagem clara, objetiva, concisa, próxima, portanto, ao uso
denotativo das palavras.
c)
Seu texto precisa ter coesão. As partes sucedem numa ordem lógica,
que se liga por contiguidade de sentido e avança ao longo da leitura
para uma síntese, uma conclusão. Isto é importante para evitar que
se fuja ao tema, a estrutura apresentada em cinco parágrafos ajuda a
evitar o texto “blocão”, aquele constituído de um só parágrafo
e com poucos ou quase nenhum ponto final no corpo do texto, um erro
muito frequente aos candidatos do vestibular.
d)
O número de linhas dadas corresponde a uma redação de 30 linhas
totais, sem contar o título do texto. Esse número foi determinado,
pois a maior parte dos vestibulares pede esse tamanho. Você pode
fazer três linhas a menos ou três linhas a mais, sem o risco de sua
redação ser desclassificada.
e)
Ao apresentar seu ponto de vista, prefira impessoalizar seu texto
usando duas estratégias discursivas: o emprego dos verbos ou na 3a
pessoa do singular +se (Observa-se, nota-se, entende-se...) ou verbos
na 1a pessoa do plural, com os quais você se inclui e se expressa
numa voz coletiva (Observamos que, notamos que, entendemos que...).
f)
É fundamental para que a redação apresente uma carga
argumentativa, o uso de conjunções complexas. As adversativas (mas,
porém, entretanto, contudo, todavia, no entanto, não obstante);
conclusivas (portanto, logo, assim), causais (já que, visto que,
posto que, devido à, graças à), concessivas (embora, ainda que, se
bem que), condicionais (se, caso), conformativas (conforme, segundo,
como), finais (a fim de que, para que) e tantas outras conjunções
adverbiais, que são as mais complexas e interessantes da língua
portuguesa. Essas, entretanto, devem ser usadas de forma correta, bem
articuladas, coerentes com o sentido e as ideias que deseja
expressar, e jamais inseridas aleatoriamente no texto.
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