terça-feira, 2 de junho de 2015

ESTRUTURA. Forma e organização paragrafal do texto dissertativo

TÍTULO CENTRALIZADO
[Sem aspas, sem traço embaixo, com inicial maiúscula.
Lembrando que título é “o nome do texto que você compôs”,
e que tema é “o assunto proposto para que você disserte]


1o. parágrafo: é o Tópico frasal, deve ser composto de suas partes escritas em até quatro linhas. A (parte A) é a apresentação do tema proposto. Deve corresponder a resposta da pergunta: “sobre o que você irá dissertar?”(Ela deve ser apresentada em ordem direta: sujeito + verbo + complemento). A esta segue (com ponto final e letra maiúscula, e continuar na mesma linha) uma oração composta de três questões relacionadas ao tema. Normalmente trata-se de três motivos/razões. Exemplo:

Muitas adolescentes engravidam todos os anos no Brasil. Isto ocorre por ausência de diálogo na família (ideia1), falta de informação (ideia1) e, até mesmo, por imaturidade de muitas jovens (ideia3)
2o. parágrafo: é o de desenvolvimento da ideia1 (no caso: “a ausência de diálogo na família). Neste ponto, serão sete linhas (cada uma das ideias deve ser desenvolvida dentro desse limite de linhas) onde você deve escrever/dissertar sobre a relação entre “gravidez precoce” e “ausência de diálogo na família”. O texto deve ser dissertativo-argumentativo, escrito numa linguagem formal e, portanto, deve apresentar exposição e questionamento entre esses dois pontos.

3o. parágrafo: é o de desenvolvimento da ideia2 (no caso: “falta de informação”). Neste ponto, serão igualmente sete linhas. Você deve escrever/dissertar sobre a relação entre “gravidez precoce” gerada pela “falta de informação”. Podemos pensar num crescendo: são raras as escolas que tem a disciplina de Educação Sexual; o governo é omisso em relação a campanhas de prevenção à gravidez precoce, restringindo-se a campanhas em período do carnaval e outras festas; as diversas mídias pouco tratam do assunto, pelo contrário, estimulam a sexualidade precoce do jovem. São pontos a ser postos e debatidos. Aqui também o texto deve ser argumentativo, com exposição e questionamento entre esses dois pontos.

4o. parágrafo: é o de desenvolvimento da ideia3 (no caso: “imaturidade dos jovens”). Nestas sete linhas os argumentos deverão mostrar que apesar do diálogo no lar e do acesso à informação engravida-se na adolescência intencionalmente, mas por imaturidade: com o proposito de “emancipar-se e adentrar de vez na vida adulta constituindo nova família”, ou com o intuito de fortalecer o vínculo com determinado parceiro; até mesmo pelo pensamento mágico de que tal fator não sucederia. Aqui o papel do jovem (a recusar o uso de preservativo etc) pode ser acrescentado.

5o. parágrafo: é o da Conclusão. Ele consiste no resumo ou recapitulação do que você afirmou no seu texto (isso brevemente, no máximo em duas linhas) e na sequência, uma “proposta de solução positiva (isso é fundamental) para os problemas apresentados”. Neste caso, os problemas a serem solucionados, dizem respeito a estimular o diálogo na família, exigir campanhas e programas de prevenção à gestação precoce, implementação de Educação Sexual nas escolas seria outra medida interessante; assim como exigir do governo atenção para o problema (também preparando profissionais e aparelhando postos e hospital com material contraceptivo para jovens, como pílula anticoncepcional, camisinha masculina e feminina, etc). O parágrafo de conclusão deve ser redigido em até 5 linhas.

Observações

a) O vestibular solicita que você redija um texto em prosa; portanto, é necessário que o texto seja organizado em parágrafos bem demarcados, e que haja separação de sílabas caso a palavra não caiba no final das margens.

b) A linguagem da redação é formal, logo, é necessário eliminar expressões conotativas no seu texto. Ou seja, procure usar uma linguagem clara, objetiva, concisa, próxima, portanto, ao uso denotativo das palavras.

c) Seu texto precisa ter coesão. As partes sucedem numa ordem lógica, que se liga por contiguidade de sentido e avança ao longo da leitura para uma síntese, uma conclusão. Isto é importante para evitar que se fuja ao tema, a estrutura apresentada em cinco parágrafos ajuda a evitar o texto “blocão”, aquele constituído de um só parágrafo e com poucos ou quase nenhum ponto final no corpo do texto, um erro muito frequente aos candidatos do vestibular.

d) O número de linhas dadas corresponde a uma redação de 30 linhas totais, sem contar o título do texto. Esse número foi determinado, pois a maior parte dos vestibulares pede esse tamanho. Você pode fazer três linhas a menos ou três linhas a mais, sem o risco de sua redação ser desclassificada.

e) Ao apresentar seu ponto de vista, prefira impessoalizar seu texto usando duas estratégias discursivas: o emprego dos verbos ou na 3a pessoa do singular +se (Observa-se, nota-se, entende-se...) ou verbos na 1a pessoa do plural, com os quais você se inclui e se expressa numa voz coletiva (Observamos que, notamos que, entendemos que...).


f) É fundamental para que a redação apresente uma carga argumentativa, o uso de conjunções complexas. As adversativas (mas, porém, entretanto, contudo, todavia, no entanto, não obstante); conclusivas (portanto, logo, assim), causais (já que, visto que, posto que, devido à, graças à), concessivas (embora, ainda que, se bem que), condicionais (se, caso), conformativas (conforme, segundo, como), finais (a fim de que, para que) e tantas outras conjunções adverbiais, que são as mais complexas e interessantes da língua portuguesa. Essas, entretanto, devem ser usadas de forma correta, bem articuladas, coerentes com o sentido e as ideias que deseja expressar, e jamais inseridas aleatoriamente no texto. 

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INTERPRETAÇÃO. O sentido literal