terça-feira, 2 de junho de 2015

REDAÇÃO. Tema censura/liberdade de expressão

A imposição do silêncio


A censura é uma estratégia usada por quem detém o poder para cercear a liberdade a outros, impor suas próprias regras e manter-se soberano.
O silêncio nos é imposto desde a mais remota idade. Submetidos à vontade dos pais, crianças e jovens, quase sempre, têm suas opiniões ignoradas, quando não menosprezadas pelos adultos. Tal condição irá se repetir na escola. A relação professor-aluno é, frequentemente, assimétrica, pois o mestre impõe sua palavra e, na maior parte das vezes, não aceita discordância, questionamento ou crítica. Isto, comprova, portanto, que não somos educados para a prática do debate e da democracia.
Há censuras de várias naturezas: religiosa, cultural, político-ideológica e até econômica. Embora tenha conquistado diversos direitos, a mulher, por exemplo, é silenciada pelo homem nas sociedades patriarcais, impedida de crescer intelectualmente e/ou votar, fato corrente em alguns países árabes. A livre expressão individual (ou coletiva) é sempre uma ameaça ao poder opressor, arrogante e reacionário que não admite vozes dissonantes.
As ditaduras militares sempre começam pela censura. A perseguição à classe dos artistas, intelectuais e, principalmente, à imprensa é o primeiro ataque à Democracia. No Brasil, o governo atual tem reiterado sua aversão à imprensa, visto que esta denuncia atos de corrupção, nepotismo, jogo de interesses, desvio de verbas, enriquecimento ilícito de políticos petistas e aliados. Embora não seja um fato novo a corrupção política no país, o fortalecimento do sistema democrático garante hoje a liberdade de imprensa, cuja função é informar, alertar e conscientizar o cidadão. Infelizmente, ela nem sempre está comprometida com a verdade dos fatos, muitas vezes servindo a interesses escusos
A liberdade de expressão é um direito que assiste a todos nós, homens, mulheres e crianças. Quem é privado desse direito é destituído de sua própria individualidade, posto à margem e/ou excluído do poder de decisão. Precisamos, portanto, estimular o diálogo desde a infância, respeitando a opinião de cada um, seja na família ou na sociedade.


[Redação realizada em sala de aula (Mauá/turma manhã) em 23.09.2009. Tema "Censura e Poder" (Revista em 2.12.09 e novamente em 11.05.15, pelo Prof. Eduardo)

OBSERVAÇÕES

O tema da redação era "Censura"
Tipo de texto: dissertativo argumentativo
Estrutura: texto composto em cinco parágrafos
Linhas: 30 linhas
Linguagem: formal
Abordagem: uso da primeira pessoa do plural (nós) no último parágrafo para reafirmar a perspectiva crítica do estudante sem favorecer subjetivismo ou emotividade excessiva.








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