quinta-feira, 10 de novembro de 2022

REDAÇÃO. Tema: Censo Demográfico

Na canção "Carcará" interpretada de modo visceral por Maria Betânia no espetáculo "Opinião", a ave de rapina, análoga ao povo nordestino, resiste à seca e a carências extremas. Isso ganha contundência com os dados estatísticos declamados pela cantora sobre o auto índice de migrações do nordeste para o Sul do País. O conhecimento de dados oficiais, portanto permite não só melhor conhecer a realidade socioeconômica do Brasil, mas também transformá-la por meio de políticas governamentais. Estranhamente, muitos cidadãos resistem a atender os recenseadores em 2022, fenômeno que precisa ser compreendido, bem como impacto disso para sociedade.

Embora seja obrigatório responder ao censo Demográfico do IBGE, muitos brasileiros têm se recusado a fazê-lo. A desconfiança histórica da população em relação aos governos; -já que esses só se apresentam em períodos eleitorais e de cobrança de impostos-, soma-se a profundidade desinformação sobre sua relevância, o resultado disso disso é a recepção hostil dos dos pesquisadores, muitos deles vítimas de violência verbal e física, assédio e roubos.

O censo é fundamental para a elaboração de políticas públicas, visto que permite conhecer a contagem de habitantes seu crescimento distribuição geográfica e, o que permite projetar seu crescimento e decréscimo. Se a pluralidade étnica, racial e religiosa caracterizam a nação, cabe ao IBGE, a partir da análise dos dados compor um retrato do país. Tal coleta de dados dos 5570 municípios (conforme o IBGE) deveria terá sido efetuado em 2020, contudo a pandemia da covid-19 obrigou o adiamento. Entretanto a negligência do governo, empenhado não só em encobrir dados, mas desacreditar em estatísticas desfavoráveis ao governo, contribuíram para à aversão a pesquisa.

Censos demográficos são ferramentas objetivas de mensurar a evolução quantitativa e a qualidade de vida de um país, portanto, não pode ser rechaçada pelos seus habitantes. Logo Cabe, ao Estado informar  aos seus cidadãos sobre a relevância do censo para desenvolvimento social via políticas públicas. Campanhas na mídia, orientação em escolas e em associações diversas são ações fundamentais, afim de conscientizá-los. O ministério do planejamento tem o dever assegurar a realização plena do censo e com apoio da Justiça garantir a segurança dos recenseadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTERPRETAÇÃO. O sentido literal