quinta-feira, 3 de novembro de 2022

POR REVISAR

Redação
O futebol tem grande influência na autoestima do brasileiro, já que esse é, por excelência, o esporte nacional. A copa mundial, de 2022, no Catar, representará uma grande celebração após o dramático período de pandemia. Para o Brasil, ela possibilitará não só um momento de desforra (se vitorioso), mas também uma forma para se resgatar os símbolos nacionais “sequestrados” por uma extrema direita radical. 
Em 2020, o vírus sars cov 2 proliferou-se causando uma doença que matou e afetou física e psicologicamente milhões de pessoas. Embora a copa seja um evento comercial e competitivo, também é uma festa; visto que é um congraçamento por reunir fraternalmente povos, com raças e etnias, crenças, costumes e culturas diversas. Há um anseio global, portanto, por expurgar os traumas de um longo isolamento social, que tal encontro promete suprir.
Se o Brasil orgulha-se de seu legado por ser o único pentacampeão mundial, sua humilhante derrota 7x1 para a Alemanha, á 8 anos, resultou numa espécie de “depressão cívica” no país. A excelência dos jogadores brasileiros, faz com que haja um favoritismo explícito que gera uma expectativa incerta, devido ao histórico de derrotas gramáticas da seleção. 
A atual polarização polícia tem se agravado, o que se observa tem numerosos atos de violência, principalmente partidos grupos conservadores que “flertam” com o fascismo. Esses passaram a usar, tanto a bandeira e cores como o hino em suas manifestações, que fez com que tais emblemas fossem associados aos seus valores: nacionalismo histérico, intolerância religiosa (e de todos os tipos de minorias), negacionismo científicos e ameaça antidemocrática. O futebol -desvinculado de ideologias políticas- permitirá a retomada por todos brasileiros que desejarem das cores que expressam o seu orgulho nacional representado em campo pelo time brasileiro.
A grande influência do futebol, no ânimo da nação, é positivo quando livre de ilusões e fanatismo, serve como elemento propositivo. Portanto confraternizar, neste momento de necessidade de união estreitará nossos laços e fraternidade como nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTERPRETAÇÃO. O sentido literal