terça-feira, 2 de junho de 2015

REDAÇÃO. Tema: A crise da escola pública no Brasil

Falência da escola pública

A escola pública talvez seja uma das instituições mais importantes de uma sociedade. Espaço de convívio social formador, no Brasil, ela é negligenciada desde a estrutura física até a grade curricular, arcaica e obsoleta.
A escola é a primeira experiência de convívio mais complexo para a maioria das pessoas, já que se trata de um espaço de interação social coletivo onde deveriam ser estimulados valores como respeito à diversidade e à tolerância, além de valorizada a capacidade individual do aluno. Sua estrutura autoritária, contudo, cerceia a liberdade e mata o que há de criativo e espontâneo nos jovens. Convertida em espaço de confinamento, não são raras às vezes em que a energia nela represada resulte em "bullying", vandalismo e desrespeito ao professor.
O modelo arquitetônico prisional da maior parte das escolas públicas acarreta tanto desestímulo aos estudos quanto leva a sua depredação. A omissão política em relação aos investimentos em Educação é responsável também por prédios com estrutura precária e manutenção deficiente. Além disto, os salários baixos e planos de carreira inexistentes para educadores e dirigentes foram responsáveis pelo abandono dos profissionais mais capacitados para atuar no Ensino Público.
Outra questão é que o mundo mudou e a escola não acompanhou sua evolução com igual velocidade. Embora a Internet tenha propiciado maior dinâmica na aquisição, acesso e troca de conhecimento; na escola impera ainda a pedagogia do giz e do apagador; a grade curricular rígida e anacrônica. Seu foco parece ser o vestibular e não a formação plena do cidadão, já que se mostra mais apegada ao conteúdo do que à reflexão crítica e ao saber aplicável à vida e ao trabalho.
A crise na Educação é um problema que só será solucionado com uma ação mais efetiva que envolva toda a sociedade. Cidadãos que exijam investimentos maiores; pais participantes da rotina escolar; educadores e dirigentes mais comprometidos; estudantes estimulados (numa instituição mais democrática) é, portanto, o que necessitamos para construir um país mais justo. Apenas assim, teremos cidadãos críticos e capacitados não só para universidade e mercado de trabalho, mas para uma vida mais plena e aberta à possibilidades diversas.


[Redação realizada em julho de 2013, no Henfil Liberdade, turma do noturno. Enviada por Karina e revisada pelo Prof. Eduardo]

3 comentários:

  1. MASSA demais esse temo, vou recomendar para os alunos no objetivo zona norte sp

    ResponderExcluir
  2. Falência da escola pública

    A escola pública talvez seja uma das instituições mais importantes de uma sociedade. Espaço de convívio social formador, no Brasil, ela é negligenciada desde a estrutura física até a grade curricular, arcaica e obsoleta.
    A escola é a primeira experiência de convívio mais complexo para a maioria das pessoas, já que se trata de um espaço de interação social coletiva. Nela deveriam ser estimuladas virtudes como respeito à diversidade e à tolerância e valorizada também a capacidade individual do aluno. Sua estrutura autoritária, contudo, cerceia a liberdade e mata o que há de criativo e espontâneo nos jovens. Convertida em espaço de confinamento, não são raras as vezes em que a energia nela represada resulta em "bullying", vandalismo e desrespeito ao professor.
    O modelo arquitetônico prisional da maior parte das escolas públicas acarreta desestímulo aos estudos e influie na sua depredação. Prédios com estrutura precária e manutenção deficiente resultam da omissão política em relação aos baixos investimentos em educação. Além disto, os salários baixos e planos de carreira inexistentes para educadores e dirigentes foram responsáveis, ao longo dos anos, pelo “abandono” dos profissionais mais capacitados para atuar no ensino público.
    Outra questão é que o mundo mudou e a escola não acompanhou sua evolução com igual velocidade. Embora a Internet tenha propiciado maior dinâmica na aquisição, acesso e troca de conhecimento; na escola impera ainda hoje a pedagogia do giz e do apagador. Com grade curricular rigida e anacrônica, seu foco parece ser o vestibular e não a formação plena do cidadão, já que se mostra mais apegada ao conteúdo do que à reflexão crítica e ao saber aplicável à vida e ao trabalho.
    A crise na Educação é um problema que só será solucionado com uma ação mais efetiva que envolva toda a sociedade. Cidadãos que exijam investimentos maiores, competência e seriedade do Ministério da Educação; pais participantes da rotina escolar; educadores e dirigentes mais comprometidos; estudantes estimulados (numa instituição mais democrática) são, portanto, a solução para construirmos um país mais justo. Apenas assim, teremos cidadãos críticos e capacitados não só para universidade e mercado de trabalho, mas para uma vida mais plena e aberta a possibilidades diversas.

    [Texto revisado e atualizado novamente pelo prof. Eduardo em 2019]

    ResponderExcluir
  3. QUEM FALIU A EDUCAÇÃO FORAM A ESQUERDA COM O MARCXISMO CULTURAL, INTRODUZIDO PELAS TERÍAS DO PAULO FREIRE E SUA" PEDAGOGÍA DO OPRIMIDO", NOS TEMPOS ATUAIS SÓ HÁ DOUTRINAÇÃO POLÍTICO PARTIDÁRIO , SAEM DAS UNIVERSIDADES ANALFABETOS FUNCIONAIS, OS EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO NÃO CONSEGUEM SUA OAB SIMPLESMENTE POR NÃO SABEREM O PORTUGUÊS , ALIAS COMO QUASE TODOS DAS HUMANAS E FALAM TANTO EM TER CIDADÃO "CRÍTICOS E REFLEXIVOS" DEVERIAM É ENSINAR A TEREM AUTO-CRÍTICA ,AUTO CONHECIMENTOS , ESTAMOS QUASE NO ÚLTIMO LUGAR NO PISA, PRINCIPALMENTE NAS ÁREAS DAS EXATAS , GANHAMOS SÓ DA BOLÍVIA AONDE SE DIZ QUE TEM O MAIOR INDICE DE ANALFABETISMO E PÉSSIMO RENDIMENTO ESCOLAR , TENHO 64 ANOS E CONTINUO ESTUDANDO , POIS CREIO NA EDUCAÇÃO , NOS SABERES E A INDEPENDÊNCIA QUE ISTO DÁ , NÃO CONCORDO EM NADA NO SISTEMA EDUCACIONAL INASTALADA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS PELOS GOVERNOS ANTERIORES, QUE NOS DEU UM ATRAZO DE 253 ANOS , COMPARADOS COM OS DO PRIMEIRO MUNDO , ACORDEM PRA REALIDADE, NÃO TEMOS NEM MÃOS DE OBRA ESPECILIZADOS , DEVERÍAM SIM FOCAR NOS SABERES FUNDAMENTAIS PARA NOSSO PAÍS . . A DEMOCRACÍA COMEÇA COM UM POVO LETRADO E CULTO !!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

INT

  Ambiente/Cenário/Contexto: máquina automática de reposição automática de profissionais coisificados Foco: personagem: profissionais à vend...