domingo, 5 de novembro de 2023

TEMA QUE FIZ PARA O SIMULADO MAXIMIZE: “Estratégias para combater a discriminação de gênero no espaço do trabalho.”

 INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO MODELO ENEM E/OU FUVEST


1. O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. 

2. O texto definitivo deve ser escrito à tinta preta, na folha própria, em até 30 linhas. 

3. A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem de linhas. 

4. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: 

4.1. tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”. 

4.2. fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo. 

4.3. apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto. 

4.4. apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto. 


TEXTOS MOTIVADORES


TEXTO-1: O enigma do acidente envolvendo pai e filho que ganhou a internet

A página da Revista Exame publicou um enigma que deixou muita gente confusa. “Pai e filho sofrem um acidente terrível de carro. Alguém chama a ambulância, mas o pai não resiste e morre no local. O filho é socorrido e levado ao hospital às pressas. Ao chegar no hospital, a pessoa mais competente do centro cirúrgico vê o menino e diz: ‘Não posso operar este menino! Ele é meu filho!”


A resposta era muito mais simples do que se imaginava. Afinal, com o pai morto, quem poderia ser essa pessoa? Muitos leitores cogitaram que o personagem seria o avô do garoto, um padrasto ou até um outro pai de uma relação homoafetiva. O que não se deram conta, no entanto, foi do mais óbvio: a pessoa mais competente do centro seria sua mãe. “Por que automaticamente pensamos que a pessoa mais competente do local seria um homem e não uma mulher, mãe do menino?”, questionou uma leitora.


Outra internauta deu sua versão para o fato de tantas pessoas terem dificuldades em resolver o problema. “A maioria das pessoas só consegue pensar que um homem seria o cirurgião, então não entendem como poderia ser se o pai do menino está morto”.


https://exame.com/tecnologia/o-enigma-do-acidente-envolvendo-pai-e-filho-que-ganhou-a-internet/ (6.09.23 - adaptado)



TEXTO-2: 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é dia de celebrar as grandes conquistas femininas, especialmente no aspecto profissional. Não há dúvida de que as mulheres avançaram na contramão da cultura machista e patriarcal e na conquista do merecido espaço no mercado de trabalho. Hoje elas exercem profissões que antes eram reservadas aos homens. A luta da mulher foi pioneira e serviu de inspiração para que outros trabalhadores, também discriminados em razão do sexo, conquistassem seu espaço.


Mas vale refletir também sobre o sexismo no trabalho, fenômeno ainda comum nos dias de hoje. O termo "sexismo" representa o conjunto de preconceitos e discriminações que se baseiam no sexo ou na orientação sexual. Geralmente, a pessoa discriminada é colocada em posição inferior, somente por causa da sua identidade sexual. A discriminação contra mulheres é definida como "machismo" ou "misoginia". (...) Ações ajuizadas na Justiça do Trabalho mineira revelam que a mulher moderna ainda enfrenta práticas patronais machistas. Recentemente, a juíza Jéssica Martins identificou um caso típico de gaslighting, termo em inglês, hoje apropriado pela psicologia para definir uma forma de abuso psicológico sutil em que informações são manipuladas, distorcidas ou omitidas pelo abusador, com o objetivo de causar a instabilidade emocional da vítima. 

https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/especial-dia-da-mulher-discriminacao-de-genero-ainda-e-realidade-no-ambiente-de-trabalho (6.09.23 - adaptado)



TEXTO-3:  Medicina – gênero e exercício professional

No artigo Discriminações, estímulos e obstáculos no campo profissional da medicina: um olhar de gênero e gerações, Tânia Steren dos Santos, diz que: O gênero continua sendo um fator de discriminação e preconceito no meio ambiente de trabalho, especialmente no que se refere ao acesso das mulheres aos postos mais valorizados e cargos de comando. Apesar desta dificuldade, a situação das mulheres tem apresentado transformações significativas nos últimos anos, observando-se maior equidade e valorização de algumas características femininas. ‘Deficiências’, que anteriormente eram vistas como empecilhos, passam a ser consideradas como 'vantagens comparativas' positivas no campo profissional. Na medida em que se identificam preconceitos e se valorizam as diferentes capacidades de homens e mulheres, independentemente de estigmas e rotulações, se ampliam as possibilidades de instituir relações sociais mais humanas e equitativas. (SANTOS, 2009)

https://www.scielo.br/j/tes/a/gY5yZfd4KDvNNxZSVpcSsMm/?format=pdf&lang=pt



TEXTO-4: De acordo com dados do IBGE divulgados em 2019, 65% da mão de obra geral do mercado ainda é masculina, em comparação com 45% feminina. As trabalhadoras brasileiras podem receber até 20% a menos que os homens, mesmo com ensino superior e exercem ano exercício da mesma função. Outro grande desafio ainda enfrentado por muitas mulheres é a jornada dupla de trabalho. Como os serviços domésticos ainda são atribuídos quase exclusivamente à elas, as mulheres precisam dividir o seu tempo entre o trabalho de dentro e fora de casa. São elas as responsáveis por limpar, cozinhar, fazer compras, administrar as contas e cuidar dos filhos. E ainda cumprir as jornadas externas do mercado de trabalho. O resultado são mulheres sobrecarregadas e sem tempo para si próprias.

https://www.florence.edu.br/blog/mulher-no-mercado-de-trabalho/ (6.09.23 - adaptado)


TEXTO-5:

 

O diabo veste prada (Dir. David Frankel, EUA, 2006). Sinopse: A recém-formada Andy tem grandes sonhos e vai trabalhar na conceituada revista de moda "Runway". Andy não se sente bem no ambiente tenso da redação e questiona sua habilidade em conciliar namoro, objetivo de ser jornalista e seu trabalho como assistente pessoal da tirana Miranda Priestly. 

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Diabo_Veste_Prada_(filme)



PROPOSTA DE REDAÇÃO


A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa. Escolha um dos temas, de acordo com o modelo em que pretenda estruturar sua redação: “Estratégias para combater a discriminação de gênero no espaço do trabalho.” (modelo Enem) ou “A mulher no mercado de trabalho: avanços e desafios.” (modelo FUVEST). Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INT

  Ambiente/Cenário/Contexto: máquina automática de reposição automática de profissionais coisificados Foco: personagem: profissionais à vend...