quarta-feira, 28 de junho de 2017

TEORIA: Questões a serem consideradas na elaboração da dissertação

1. TEMA E TEXTOS MOTIVADORES
Tema é "sobre o que você irá dissertar" Título é "o nome que você dará ao texto". Leia com atenção a proposta de redação e os textos motivadores e siga as instruções. Se dispensarem título (ou se derem um previamente), não coloque outro. Se derem só o tema, apresente seu título. 

2. ABORDAGEM CRÍTICA
Apresente sua própria reflexão sobre o tema, com argumentos coerentes, não se copie a corpiar ideias abordadas no texto.

3. NÃO RECORTE/COLE
É vetado copiar trechos dos textos motivadores, contudo, é possível usar dados apresentados e fazer citações pertinentes por eles fornecidas. Gráficos estatísticos, citação de leis, e referências a obras artísticas podem ser convertidas em observações/comentários que podem ser citados no texto.

4. REFLEXÃO OBJETIVA
Ao abordar um tema não se esqueça do "lugar da fala", do ponto de partida que é sua perspectiva. Para analisar criticamente e de forma objetiva, antes de defender seu argumento, convém observar se você não apresenta um olhar viciado/preconcebido sobre o assunto. Se assim for, busque distanciar-se de "convições" que você não pode defender de modo objetivo. 

5. CRIAÇÃO DO CÍRCULO
Coloque o tema principal dentro de um círculo, e em torno dele procure pelo menos 40 palavras específicas relacionadas ao tema principal. Essas palavras deverão integrar o corpo do seu texto.

6. FRASE-CHAVE ou PREMISSA
Uma redação é iniciada por uma frase (prefira sempre ordem direta: Sujeito + verbo + complemento) que apresenta uma frase-chave, ponto de partida da reflexão que irá desenvover. Esta frase responde sempre a pergunta: sobre o que você irá dissertar/discorrer?

7. 3 IDEIAS/ARGUMENTOS
A partir do tema, procure três ideias relacionadas: três motivos, ou três razões, ou três consequências, ou três aspectos comuns, ou três tempos (como era no passado, no presente, o que indica ser no futuro). Esses três pontos inter-relacionados são base para construção do processo de argumentação.

9. ARGUMENTAÇÃO
Transforme as três ideias numa frase que se seguirá à frase-chave/premissa, elas definirão sua argumentação e deixaram o texto coerente e organizado. 

10. DESENVOLVIMENTO
Uma forma de desenvolver uma ideia/argumento mantendo a coerência/coesão é garantir que dentro do desenvolvimento estejam respondidas as seguintes questões: Como é a situação inicial? É assim por quê? Como seria o ideal? Este só ocorrerá se/ou quando for feito o que?

11. COERÊNCIA
Examine com atenção a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início ou fim, se defendeu as três ideias/pontos que apresentou no parágrafo inicial.

12. CONTEÚDO
Mostre que está atualizado com o que acontece no mundo e insira dados/informações da realidade sobre o tema. Mostre também que tem base de conhecimento (História, Filosofia, Biologia etc) se relacionado ao tema.

13. CLICHÊS
Não seja superficial. Evite o óbvio, discurso vazio, reflexões previsíveis sem originalidade ou muito generalizantes, do tipo "a criança é o futuro", "o brasileiro é bom e trabalhador", "somoso o país do futebol", "todo político é corrupto", "Deus é brasileiro". 

14. FUGA DO TEMA
Qual o tema/foco da redação, tenha isso claro e não se desvie do ponto central. A fuga total ou parcial ao tema é determinante para nota final.

15. CONCLUA O TEXTO
A conclusão (último parágrafo) tem que obrigatoriamente retomar a questão inicial. Reescreva a frase que abre a dissertação com uma afirmação que traga aquilo que concluiu ao longo do texto; essa frase tem que ter obrigatoriamente a palavra "portanto".

16. PROBLEMA E SOLUÇÃO
Se há problemas, no desfecho deve constar no mínimo três soluções para a questão que você apresentou na dissertação.

17. OTIMISMO
Seja otimista/proativo no final do seu texto. A solução deve ser clara, possível, alcansável e coerente com o que você observou ao longo do texto. Nada de pessimismo ou niilismo para fechar um texto.  

Um comentário:

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