PELO EXERCÍCIO PLENO DA SEXUALIDADE
Muitas adolescentes engravidam todos os anos no Brasil. Isso ocorre por ausência de diálogo na família, falta de informação e até mesmo por imaturidade de muitos jovens.
O sexo é um assunto tabu na sociedade brasileira; já que envolve questões morais, éticas e religiosas. Raramente, pais e filhos têm um diálogo franco sobre sexualidade; o que faz com que vários jovens descubram/aprendam sobre sexualidade com pessoas tão inexperientes quanto eles.
A escola é um espaço privilegiado para aquisição de conhecimento; entretanto, raríssimas são aquelas que apresentam a disciplina de Educação Sexual. O sexo é frequentemente abordado num prisma biológico ou com perigo (gerador de HIV, Sífilis e outras DSTs), nunca na perspectiva dos afetos. Se houve maior investimento em educação nas últimas décadas, isso não resultou – pelo menos nas instituições públicas – em campanhas amplas e eficientes para além do carnaval e outras datas comemorativas.
Os jovens tendem a ser inconsequentes e impulsivos, por conseguinte mais vulneráveis aos estímulos da libido. A erotização do corpo juvenil pela mídia, assim como o acesso de muitos ao álcool e até a drogas “pesadas” são outros fatores agravantes. Embora muitos tenham à disposição métodos contraceptivos, a imaturidade leva jovens à gravidez indesejada. “Prender” um parceiro no relacionamento, emancipar-se para ingressar na fase adulta, engravidar, muitas vezes, parece aos mais ingênuos uma “solução”; quando não, uma estratégia de sobrevivência para carências diversas.
A gravidez na adolescência é um problema social a ser combatido com ações efetivas. Estimular o diálogo familiar com campanhas nacionais preventivas que visem a atrair e a envolver os pais nos debates escolares são, portanto, medidas estratégicas para sanar o problema. Expandir as perspectivas de vida dos jovens contribuirá igualmente, para que, com maturidade, estejam aptos – no tempo certo e com segurança - para exercerem plenamente seus “desejos”.
[Redação coletiva efetuada em sala de aula, cursinho Maximize Mauá – Turma almoce. Tema: Gravidez na adolescência. Revisada por mim em 28.6.2017, foi enviada por Caroline Miranda].
Nenhum comentário:
Postar um comentário