domingo, 19 de junho de 2022

REDAÇÃO. Parágrafo inicial sobre o tema: Arquitetura hostil (modelo Enem)

Recentemente, o padre Júlio Lancelotti quebrou a marretadas pedras postas pela própria prefeitura sob um viaduto em São Paulo. Tal ação visava não só liberar um espaço abrigável à população de rua, mas também protestar contra a prática da arquitetura hostil. A partir desse contexto, é fundamental entender o que motiva a arquitetura hostil e o principal impacto para a sociedade dessa forma de exclusão dos mais pobres nas metrópoles brasileiras.

A arquitetura hostil é um tipo de design urbano que visa impedir ou dificultar o uso de espaços públicos por determinados grupos de pessoas, como moradores de rua ou jovens. Ela pode incluir a instalação de pedras ou outros obstáculos em áreas onde as pessoas costumam se abrigar ou sentar, ou a remoção de bancos e outros assentos em espaços públicos.

Essa prática é controversa e tem sido criticada por ativistas e defensores dos direitos humanos por ser uma forma de exclusão social. Em vez de resolver os problemas subjacentes que levam as pessoas a viver nas ruas, a arquitetura hostil simplesmente tenta tornar esses espaços menos acessíveis e confortáveis para elas.

Uma possível intervenção para solucionar esse problema seria o Ministério das Cidades investir em políticas públicas que visem combater as causas da pobreza e da falta de moradia. Isso poderia incluir medidas como a construção de moradias populares, programas de assistência social e geração de empregos. Essas medidas poderiam ser implementadas em parceria com governos estaduais e municipais, organizações não governamentais e empresas privadas. O objetivo seria promover o acesso à moradia digna e reduzir a desigualdade social.

Em conclusão, a arquitetura hostil é uma prática excludente que não resolve os problemas subjacentes da pobreza e da falta de moradia. É preciso que o Ministério das Cidades invista em políticas públicas efetivas para combater essas questões e promover o acesso à moradia digna para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INT

  Ambiente/Cenário/Contexto: máquina automática de reposição automática de profissionais coisificados Foco: personagem: profissionais à vend...