sexta-feira, 1 de novembro de 2019

REDAÇÃO. Tema: doença mental

Mentes em perigo

Os casos de transtornos mentais têm se ampliado de modo alarmante - principalmente entre os jovens - no séc. XXI. Isso é produto de uma sociedade estressante, que em sua crise de valores impõe padrões inalcançáveis, na qual a violência é um fato banal. 

Se o avanço tecnológico permitiu através da mecanização industrial "libertar" o homem dos ofícios extenuantes, o Capitalismo impôs novas formas de servidão. O mundo tornou-se mais complexo, competitivo, instável e de mudanças vertiginosas. Em decorrência disso, ansiedade, vícios, depressão e síndrome de pânico emergiram na atualidade; já que o contexto socioeconômico martiriza o cidadão. 

A rejeição e o "bullying", num mundo pouco empático, conduz muitos ao isolamento, à insanidade e até ao suicídio. Embora vivamos na Era da Informação, as psicopatologias (principalmente as socialmente adquiridas) são raramente abordadas/discutidas; visto que há um preconceito arraigado às suas vitimas (tidas como "fracas", "covardes" ou sem "fé"). Na contramão desse "silêncio", o filme "Coringa" abordou recentemente, na degradação do seu protagonista, os distúrbios psicóticos. 

Numa sociedade violenta, os traumas podem resultar em problemas emocionais que evoluam para doenças. Relações tóxicas são vetores bastante comuns, entretanto agressões mais violentas (rapto, assaltos, estupro, pedofilia) traumatizam de modo permanente suas vítimas. O silêncio e o bloqueio emocional convertem-se num casulo protetor ante a indiferença e o desamor do mundo atual.

A ampliação dos casos de doenças mentais é, portanto, resultado, não só de uma sociedade em crise, mas de valores humanos degradados. O Ministério da Saúde deve promover campanhas  nacionais de conscientização sobre psicopatologias através do SUS/CAPES, além de fornecimento de profissionais e recursos para tratar os doentes. Vítimas de violência devem ser priorizadas pelo sistema. Sensibilizar a população, através da mídia, da seriedade do problema - com difusão de palestras debates, discussões e encontros em escolas e espaços coletivos (via MEC) - é fundamental; meio de minimizar e garantir a qualidade de vida, externa e psíquica, de seus cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INT

  Ambiente/Cenário/Contexto: máquina automática de reposição automática de profissionais coisificados Foco: personagem: profissionais à vend...