sexta-feira, 1 de novembro de 2019

REDAÇÃO. TEMA. Falência do ensino público

FALÊNCIA ESCOLAR
  
  A falência do ensino público se deve a diversos fatores. Falta de investimentos, grade curricular obsoleta e autoritarismo nas relações interpessoais são alguns desses que colaboram para tal crise.

  Embora o discurso de educação como "panaceia"  para todos os males da sociedade prepondere entre os políticos, raramente tal fala se reverte em verbas para as escolas públicas. Estrutura física precária, escassez de recursos materiais, superlotação de salas e baixos salários dos educadores são realidades recorrentes mesmo nas grandes cidades. Vandalismo e depredação patrimonial, contudo, não só confirmam como refletem o profundo descontentamento com a instituição.

  Quanto ao ensino, há hoje uma disparidade entre as disciplinas exigidas e a vida prática. Se cabe à escola formar o indivíduo não só para o mercado de trabalho, mas também para o exercício pleno da cidadania, ela comumente fracassa. Talentos são diversas vezes desperdiçados, já que o Estado tenta padronizar/nivelar o conhecimento dos jovens em áreas irrelevantes que os desmotiva e aliena.

   A escola deveria ser um espaço de sociabilização e intercâmbio de experiências, entretanto, sua natureza conservadora e autoritária cerceia a autonomia dos alunos. Reflexo do período ditatorial, mesmo seu sistema de avaliação é punitivo, visto que (nada democrático) valoriza mais a nota do que o aprendizado. A violência, o “bullying” e o desrespeito aos professores configuram tal ambiente de hostil segregação que deveria ser de diálogo, respeito e tolerância à diversidade e aos afetos.

   A decadência das instituições de ensino público aponta para uma urgente necessidade de renovação de seu modelo. Isso exige, portanto, a atuação de um Ministério da Educação comprometido com a ampliação do investimento nas escolas, atualização de um currículo mais flexível às necessidades atuais de uma sociedade plural. Conselhos, associações e comunidade mais atuantes nas decisões escolares serão também imprescindíveis para uma escola cidadã: espaço de encontro, trocas, aquisição de conhecimento e emancipação.

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