FUTEBOL: UMA REPRESENTAÇÃO NACIONAL?
O futebol é, por excelência, o esporte do Brasil. Ele espelha desejos de ascensão social, via talento individual, o que resulta, muitas vezes, na concretização de sonhos nem sempre plenos de realização.
Muitos jovens veem no futebol uma oportunidade de crescimento material e reconhecimento. Jogo democrático, competitivo e estratégico, sorte e acaso também o definem; entretanto, como qualquer esporte, o futebol depende da engenhosidade e talento do atleta. Tanto meninos jogadores de várzeas quanto aqueles formados em clubes privados terão, aparentemente, as mesmas possibilidades de sucesso, contudo, a trajetória até às categorias de base implica enfrentar diversos desafios.
Pelé e Garrincha, dois mitos do futebol brasileiro - ambos afrodescendentes de origem pobre - são representações do poder da "paixão nacional". Opostos, Pelé soube se adaptar às exigências técnicas, comportamentais e midiáticas, enquanto, Garrincha perdeu-se na ilusão da fama, sucumbindo ao alcoolismo devido também a dramas pessoais. Se a inventividade/malandragem de ambos no campo fascinaram o Brasil, é por que refletiam a esperança e a capacidade de superação de toda uma nação. Orgulhosos, tantas vezes da excelência de nossos jogadores, sentimo-nos mais valorosos diante das nações desenvolvidas.
O Brasil apresenta, hoje, um futebol mais comercial, já que boleiros profissionais como Kaká e Neymar já não apresentam laços estreitos com a camisa/clube que defendem, como faziam os atletas do passado. Embora os estádios continuem tomados por torcidas organizadas, a harmonia e a ingenuidade anteriores parecem perdidas. Os conflitos em campo, a agressividade, o racismo, a xenofobia e o machismo corromperam a euforia coletiva que refletia um país (talvez aparentemente) mais unido.
O futebol, como esporte nacional, têm sua importância, já que canaliza nossos anseios e, por um breve momento, fortalece os laços de união. Uma nação, no entanto, não depende da paixão futebolística, posto que um país não se faz com ilusões, fanatismo e alienação, mas com melhorias sociais e redução da desigualdade. É nisso, portanto, que devemos investir fé e atitudes: na construção de um país de oportunidades reais para todos, não limitado a arenas e campos de futebol.
[Redação produzida com a turma do Maximize Paulista, noite. Enviado pela aluna Ana Thalia Nobre e revisado pelo professor Eduardo em 5.07.2017]
Anotações feitas pelas aluna:
Tema: futebol representação do Brasil
*Democrático(luta de classes/meritocracia)
*Criatividade/malandragem(talento, jeitinho/Garrincha)
*Corrompendo
Palavras relacionadas ao tema (montagem do círculo para elaboração do texto):
Mídia, sonho de atleta, mercenário, homofobia, preconceito, mudança de vida, carreira curta, conflito, alienação, xenofobia, esporte feminino, peneira, amor a camisa, torcidas organizadas, esporte nacional, competição, acaso, boleiro, Neymar, Kaká, Zico, Pelé, Ronaldo, regras, racismo, expressão, paixão, país, expressão do machismo, rivalidade, categorias de base, futebol arte, times, fé, oprio do povo, clube, periferia, vandalismo, ilusões, criatividade, campo, êxtase, escândalos, FIFA, prazer, nacionalismo, ideológica, uso político, craque, euforia, talento, esperança, coletivo, show de bola, máfia, cartolas, profissionalização, esporte, várzea, democrático, caos.
A redação foi feita com a turma do Maximize Paulista, noite.
ResponderExcluirOk, noite, vou corrigir
ResponderExcluir