segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

O caso dos irmãos Naves



Série: "Crimes famosos que marcaram a história"

O Caso dos Irmãos Naves:

É Considerado o maior caso de injustiça da história do Brasil.

Joaquim e Sebastião, os irmãos Naves, moravam na cidade de Araguari em Minas Gerais, eram agricultores, trabalhavam com cultivo e venda de cereais, em sociedade com um primo, Benedito Pereira Caetano. 
A sinistra história começa com um negócio realizado pelo primo dos irmãos. Benedito comprou muitas sacas de arroz, o preço caiu, e ele as vendeu, recebendo todo dinheiro em um cheque, ao realizar o saque, guardou o dinheiro e despareceu misteriosamente. Joaquim e Sebastião foram prestar queixa e o delegado responsável desconfiou dos irmãos. 
O Brasil vivia o período ditatorial do Estado Novo, era uma ditadura civil-militar, que possuía Getúlio como líder totalitário. O delegado(tenente) militar Francisco Vieira dos Santos, foi designado para o caso. Precisando dar respostas rápidas ao suposto crime cometido, inicia um inferno na vida dos irmãos Naves. Através da aplicação de métodos de tortura, como, extrações de dentes, estupro da mãe na frente dos irmãos, pau de arara, frequentes espancamentos, Joaquim e Sebastião são obrigados a confessar o assassinato e sumiço do primo Benedito.
A denuncia é aceita pelo Ministério Público e os irmãos passam por vários juris e apelações. Foram mais de 10 anos entre julgamentos e apelações, e nada de comprovação da inocência. Mesmo os réus absolvidos por juri popular, a sentença nunca era unânime.

Em 1952, o primo Benedito reaparece em Araguari, os irmãos são inocentados, Joaquim já havia morrido.

Principais Referências:

ALAMY, João Filho. O Caso dos Irmãos Naves – Um erro judiciário. 3ª Edição. Belo Horizonte. Editora Del Rey : 1993.

http://errosdojudiciario.blogspot.com.br/

Filme:

Link no youtube para o filme de Luiz Sérgio Person de 1967

https://www.youtube.com/watch?v=aMrZu0P9ikc

Link do youtube para o episódio do Linha Direta Justiça.

https://www.youtube.com/watch?v=MXxq4P-oQSg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTERPRETAÇÃO. Quadrinho

  O quadrinho tanto aborda a questão do plágio (um ratinho assume como seu a autoria de um texto que é da escritora Clarice Lispector), mas ...