sexta-feira, 10 de novembro de 2017

INTERPRETAÇÃO. Charge


O jornalista da Rede Globo foi flagrado em gravação informal no intervalo de matéria/comentário sobre a vitória de Donald Trump, nos EUA. Ao ser interrompido por buzinas de protesto, em estrada próxima de onde gravava matéria, afirmou tratar-se de "coisa de preto". O vídeo repercutiu imediatametne nas redes sociais e resultou no afastamento do apresentador do jornal, com nota da emissora afirmando que não compactua nem tolera qualquer expressão racista de seus funcionários. 

O quadrinho mostra dois homens com vestes - e máscaras cobrindo o rosto - características de um grupo historicamente racista norte-americano, a Ku Klux Klan. O jogo de humor está na expressão "tirar a máscara" (literal) e a expressão conotativa em portuquês "cair a máscara" (implícita no uso do verbo cair), significando, justamente "revelar-se publicamente sua 'face' racista, seu preconceito em relação ao cidadão negro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTERPRETAÇÃO. Quadrinho

  O quadrinho tanto aborda a questão do plágio (um ratinho assume como seu a autoria de um texto que é da escritora Clarice Lispector), mas ...